Alunos do Cmei José Maria encerram Semana da Criança com baile de fantasias recicláveis
- Bahia Acontece

- 10 de out.
- 2 min de leitura

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Maria, localizado na Avenida Netuno, em Pituaçu, encerrou nesta sexta-feira (10) a programação da Semana da Criança com um colorido baile de fantasias criativas, confeccionadas com materiais recicláveis pelas próprias famílias dos alunos. Pela manhã, as crianças participaram do desfile e brincadeiras ao ar livre; à tarde, a diversão continuou com uma oficina de cupcake e entrega de presentes.
A ação integra a programação especial promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), em alusão ao Dia das Crianças. A iniciativa buscou proporcionar momentos de lazer e integração, unindo aprendizado, ludicidade e participação das famílias.
A gestora da unidade escolar, Ana Cláudia Neves, afirma que o Cmei José Maria realiza todos os anos uma semana dedicada à infância, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre escola e comunidade e resgatar o encantamento das brincadeiras tradicionais.
“Este ano, em especial, trouxemos tudo para o nosso quintal, esse espaço que é o universo delas. Queremos resgatar o brincar livre, a criatividade, a imaginação e deixar as telas de lado. Esse é o nosso maior desejo hoje”, explicou a diretora, que está à frente do centro educacional há 17 anos. Atualmente, o Cmei José Maria tem 245 alunos, com idade entre 2 e 5 anos.
Com o tema “Protegendo o Encantamento das Infâncias”, uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos foram realizadas durante a semana. As crianças participaram de oficinas de arte, apresentações musicais, brincadeiras populares, show de talentos e do “dia da meia maluca”, sempre com a presença e o envolvimento das famílias.
A vice-diretora do turno matutino, Verônica Cedrais, destacou o papel das famílias na construção das fantasias sustentáveis apresentadas nesta sexta. “Valorizamos a participação da família nos desafios. Muitas não têm condições de comprar fantasias prontas, então propusemos que criassem algo com o que tinham em casa, como papelão, copos, sacos, o que fosse possível. E o resultado foi lindo. As crianças ficaram muito felizes, e nós também”, contou Verônica.
Ainda segundo a vice-diretora, a proposta pedagógica da unidade é centrada na integração entre escola, equipe e comunidade. “Nosso lema é esse: gestão para além dos muros da escola. A gente quer que as famílias se sintam pertencentes, entendendo que o brincar é a linguagem da criança”, pontuou.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva / Secom PMS
.png)




Comentários